quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Wi-fi, WiMAX, Bluetooth, 3G e 4G

Ø    Wi-Fi: O Wi-Fi é a rede sem fio mais utilizada em áreas locais (LANs ou Local Area-Network), como em casas, lojas, escolas, locais de trabalho. Sua transmissão é feita através de ondas de Radiofrequência (RF) a partir de um roteador, podendo ter um alcance de até 150 metros e uma velocidade de até 300mb/s.
      Em vários locais existem os chamados HotSpots, pontos de acesso públicos que as pessoas utilizam para obter acesso à Internet de alta velocidade.
      Dependendo da estrutura do ambiente se houver qualquer obstáculo que dificulte ou impeça a transmissão das ondas como paredes, isolamento acústico, a velocidade pode variar. Além disso, podem haver variações dependendo do tipo do roteador e da distância do receptor à fonte de transmissão.

                 

Ø    Wi-Max: O Wi-Max por sua vez, pode 
      cobrir uma cidade inteira com rede de internet sem fio através de antenas, esse tipo de rede é chamada 
      de MAN do inglês Metropolitan Area-Network, ou em português Redes de Área Metropolitanas. Pode ter um alcance de até 50km de raio, com uma taxa de transferência de arquivos de até 75mb/s. Entretanto, esta também está sujeita a topografia do local, construções, entre outros emissores que podem impedir o sinal de transmissão.


 Já existem locais no Brasil com o Wi-Max disponível, como por exemplo em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo (Implantados desde 2008). Segundo o site de Inteligência e Comunicações: “A rede WiMax da Embratel será implantada em 61 cidades através de 1.018 estações de rádio Base (ERBs) e possível expansão para um total de 200 cidades. Investimentos da ordem de R$ 175 milhões.”



      Ø    Bluetooth: É a nomenclatura dada para áreas de redes pessoais sem fio (PAN ou Personal Area Network) que permite que computadores, smartphones, tablets, HDTVs, entre outros aparelhos tecnológicos, trocarem informações entre si, além dos diversos acessórios que atualmente têm essa funcionalidade. Evitando dores de cabeça adicionais quanto ao consumo de energia e aos cabos enrolados e bagunçados.
      Além de ser uma rede sem fio de baixo custo, esta, atualmente possui um baixo consumo de energia e uma velocidade de transferência eficaz (para pequenos arquivos) com a versão 4.0, podendo alcançar até 24mb/s. Até então, as principais melhorias foram a taxa de transferência e o consumo de energia, ao decorrer das versões lançadas. O Bluetooth também possui 3 classes relacionadas ao alcance máximo que cada uma pode ter:
·        Classe 1: potência máxima de 100 mW (miliwatt), alcance de até 100 metros;             
·        Classe 2: potência máxima de 2,5 mW, alcance de até 10 metros;
·        Classe 3: potência máxima de 1 mW, alcance de até 1 metro.
      Atualmente com o Bluetooth 4.0, o seu alcance máximo seria de 100 metros na teoria, entretanto na realidade é difícil transmitir dados a uma distância maior que 10 metros.
       Curiosidade: A denominação Bluetooth é uma homenagem a um rei dinamarquês chamado Harald Blåtand, mais conhecido como Harald Bluetooth (Haroldo Dente-Azul). Um de seus grandes feitos foi a unificação da Dinamarca e da Noruega, e é em alusão a este fato que o nome Bluetooth foi escolhido, como que para dizer que a tecnologia proporciona a unificação de variados dispositivos. Não por acaso, o logotipo da tecnologia Bluetooth consiste na junção de dois símbolos nórdicos que correspondem às iniciais do monarca.




Ø    3G:  É simplesmente a terceira geração de redes móveis, substituindo o 2G por suportar maior número de clientes de voz e dados, além de uma maior taxa de dados e um custo menor. 


Ø    4G: A quarta geração de telefonia móvel, utilizando da tecnologia LTE(Long Term Evolution) - tecnologia de transmissão de dados baseada na tecnologia WCDMA e GSM, porém como a transmissão de dados se tornou prioridade dos consumidores o 4G foca bem mais esse ponto.
       O destaque do 4G é que sua velociade fica entorno de 100Mbps de download e 50Mbps de upload, com uma latência (PING) de no máximo 30 milissegundos.




Fontes:  

Um comentário: