As relações socias, a ciência e até mesmo a economia foram modificadas de forma profunda por essa tecnologia e suas aplicações.
A rede mundial apresenta diferentes características, como o tipo de conexão, a infraestrutura da rede e a geografia do país onde está instalada, mas a principal característica é a velocidade.
No Brasil, temos uma velocidade de 3,0 Mbps, calculada no primeiro trimestre de 2015, ficando atrás de países como Colômbia, Equador e Peru.Fica a questão: -Qual é o país com a internet mais rápida, então?
O destino é a Coreia do Sul com 22,2 Mbps. (para deixar qualquer jogador de LoL bem contente)
A taxa de acesso a internet na Coreia chega a 95% das casas, enquanto que no Brasil essa taxa é de 36,7% dos domicílios.
Mas alguns fatores devem ser levados em consideração:
- Urbanização
O Brasil é um país que ainda possui muito de seu território com áreas rurais ou sem povoamento, já no país oriental 80% é urbanizado, no final do ano 2000.
- Demanda
Como consequência da urbanização, a demanda gera expectativa nas empresas de telecomunicações, que passam a investir mais em infraestrutura e tecnologia aplicada, contando com o retorno financeiro e adesão da população.
- (Des)Governo
Em 2007, segundo o BID, a Coreia investiu 3,7% do PIB em ciência e tecnologia. Brasil, 1,1%. América Latina, 0,7%.
O governo do país asiático anunciou em 2011 que o projeto nacional é disponibilizar conexões de 1 Gbps. Quando chegaremos próximo disso?
Fontes:
http://www.anatel.gov.br/institucional/index.php?option=com_content&view=article&id=394
http://www1.folha.uol.com.br/tec/2015/03/1607935-brasil-cai-para-89-em-ranking-de-velocidade-de-conexao-a-internet.shtml
http://www.tecmundo.com.br/internet/17506
www.anatel.gov.br
Bastante interessante! Espero que a internet no Brasil tenha uma melhora.
ResponderExcluirInteressante, eu pensava que era os Estados Unidos!
ResponderExcluir#partiucoreia kkkk
Vou pra coreia baixar meus torrents ali e já volto. Haha.
ResponderExcluir