quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Wi-fi, WiMAX, Bluetooth, 3G e 4G

Ø    Wi-Fi: O Wi-Fi é a rede sem fio mais utilizada em áreas locais (LANs ou Local Area-Network), como em casas, lojas, escolas, locais de trabalho. Sua transmissão é feita através de ondas de Radiofrequência (RF) a partir de um roteador, podendo ter um alcance de até 150 metros e uma velocidade de até 300mb/s.
      Em vários locais existem os chamados HotSpots, pontos de acesso públicos que as pessoas utilizam para obter acesso à Internet de alta velocidade.
      Dependendo da estrutura do ambiente se houver qualquer obstáculo que dificulte ou impeça a transmissão das ondas como paredes, isolamento acústico, a velocidade pode variar. Além disso, podem haver variações dependendo do tipo do roteador e da distância do receptor à fonte de transmissão.

                 

Ø    Wi-Max: O Wi-Max por sua vez, pode 
      cobrir uma cidade inteira com rede de internet sem fio através de antenas, esse tipo de rede é chamada 
      de MAN do inglês Metropolitan Area-Network, ou em português Redes de Área Metropolitanas. Pode ter um alcance de até 50km de raio, com uma taxa de transferência de arquivos de até 75mb/s. Entretanto, esta também está sujeita a topografia do local, construções, entre outros emissores que podem impedir o sinal de transmissão.


 Já existem locais no Brasil com o Wi-Max disponível, como por exemplo em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo (Implantados desde 2008). Segundo o site de Inteligência e Comunicações: “A rede WiMax da Embratel será implantada em 61 cidades através de 1.018 estações de rádio Base (ERBs) e possível expansão para um total de 200 cidades. Investimentos da ordem de R$ 175 milhões.”



      Ø    Bluetooth: É a nomenclatura dada para áreas de redes pessoais sem fio (PAN ou Personal Area Network) que permite que computadores, smartphones, tablets, HDTVs, entre outros aparelhos tecnológicos, trocarem informações entre si, além dos diversos acessórios que atualmente têm essa funcionalidade. Evitando dores de cabeça adicionais quanto ao consumo de energia e aos cabos enrolados e bagunçados.
      Além de ser uma rede sem fio de baixo custo, esta, atualmente possui um baixo consumo de energia e uma velocidade de transferência eficaz (para pequenos arquivos) com a versão 4.0, podendo alcançar até 24mb/s. Até então, as principais melhorias foram a taxa de transferência e o consumo de energia, ao decorrer das versões lançadas. O Bluetooth também possui 3 classes relacionadas ao alcance máximo que cada uma pode ter:
·        Classe 1: potência máxima de 100 mW (miliwatt), alcance de até 100 metros;             
·        Classe 2: potência máxima de 2,5 mW, alcance de até 10 metros;
·        Classe 3: potência máxima de 1 mW, alcance de até 1 metro.
      Atualmente com o Bluetooth 4.0, o seu alcance máximo seria de 100 metros na teoria, entretanto na realidade é difícil transmitir dados a uma distância maior que 10 metros.
       Curiosidade: A denominação Bluetooth é uma homenagem a um rei dinamarquês chamado Harald Blåtand, mais conhecido como Harald Bluetooth (Haroldo Dente-Azul). Um de seus grandes feitos foi a unificação da Dinamarca e da Noruega, e é em alusão a este fato que o nome Bluetooth foi escolhido, como que para dizer que a tecnologia proporciona a unificação de variados dispositivos. Não por acaso, o logotipo da tecnologia Bluetooth consiste na junção de dois símbolos nórdicos que correspondem às iniciais do monarca.




Ø    3G:  É simplesmente a terceira geração de redes móveis, substituindo o 2G por suportar maior número de clientes de voz e dados, além de uma maior taxa de dados e um custo menor. 


Ø    4G: A quarta geração de telefonia móvel, utilizando da tecnologia LTE(Long Term Evolution) - tecnologia de transmissão de dados baseada na tecnologia WCDMA e GSM, porém como a transmissão de dados se tornou prioridade dos consumidores o 4G foca bem mais esse ponto.
       O destaque do 4G é que sua velociade fica entorno de 100Mbps de download e 50Mbps de upload, com uma latência (PING) de no máximo 30 milissegundos.




Fontes:  

Internet X Intranet

Internet


Idealizada durante a Segunda Guerra Mundial e inaugurada durante algum momento inexato da década de 1980, a Internet, hoje, é um recurso fundamental para o estilo de vida que vivemos. Presente nas mais diversas atividades, ela está presente nas residências de mais de 20% da população mundial, que realiza, diariamente, mais de 1 bilhão de pesquisas no site Google e assistem mais de dois bilhões de vídeos no site YouTube.


A Internet é a rede mundial de computadores, formada por um amontoado de redes locais espalhadas pelo mundo, que se comunicam através do protocolo da Internet. A Internet é pública e possibilita uma série de vantagens, como a democratização do conhecimento, comunicação, pesquisa, por exemplo.

Dentre as diversas possibilidades proporcionadas pela Internet estão:
  • e-mail: Chamado de correio eletrônico, por lembrar as cartas tradicionais, o e-mail é usado para a troca de mensagens, cartas, pequenos arquivos, etc. Seu uso está diminuindo por causa da concorrência com redes sociais e mensageiros instantâneos, que muitas vezes realizam a mesma atividade dele, com mais recursos.
  • Acesso remoto: A internet possibilita que uma pessoa, fazendo uso de um computador, utilize outro computador que esteja a distância, através de uma conexão segura entre as duas máquinas.
  • Colaboração: Com a internet, os trabalhos colaborativos ficaram mais baratos e muito mais fáceis de serem executados.
  • Compartilhamento de arquivos: Um arquivo de computador pode ser compartilhado para diversas pessoas, através da internet. Isso, por mais que tenha gerado frutos positivos, como a democratização da informação e da cultura, também gerou problemas, como a pirataria. Para poder se adequar à essa mudança, as empresas que produzem produtos que podem ser alvos de pirataria tem mudado suas estratégias e vendas e distribuição.

Existem diversos meios de acesso à internet, alguns utilizando uma conexão através de um sinal fornecido por um fio, outras, sem fio, as famosas wireless (do inglês, sem fio). Os meios de acesso à internet são: linha discada, banda larga, Wi-Fi, satélite, 3G e 4G.

Intranet


Diferente da Internet, a Intranet é uma rede particular, interna, fechada e de uso exclusivo dos funcionários de uma empresa, às vezes sendo possível o seu acesso apenas no ambiente de trabalho ou em computadores registrados na rede. Mas é possível acessar intranets, de qualquer lugar, através do log in com usuário e senha.




A intranet serve para a comunicação entre os funcionários de uma empresa, não só através de mensagens, mas também através de arquivos, possibilitando uma série de vantagens para empresa que a utiliza:
  • Aumento da produtividade;
  • Possibilidade de acessar os sistema da empresa mesmo a distância;
  • Maior comunicação entre funcionários e departamentos, gerando maior colaboração;
  • Economia. O funcionário pode visualizar o documento em sua versão digital ao invés da versão física, economizando com a impressão;
  • Atualizações imediatas.



Quando a conexão com uma intranet é disponibilizada para pessoas de fora de uma empresa, como fornecedores ou clientes, por exemplo, a intranet passa a ser conhecida como extranet. Basicamente a diferença entre internet, intranet e extranet é que a internet é pública e a intranet e extranet são privadas.

Fontes:

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Tecnologias RFID, GPS, VoIP, HDTV

tecnologia RFID


A RFID (radio frequency identification) é uma tecnologia que permite a comunicação entre aparelhos através de frequências de ondas de rádio. muitas pessoas a reconhecem como o “chip adesivo” que é colocado no carro ou em outros objetos que precisam de identificação eletrônica - embora a tecnologia de radiofrequência por si só possa ser encontrada em vários meios.








A utilização da tecnologia RFID no futuro é bastante discutida; ela poderia ser usada, por exemplo, para criar um “mercado inteligente”, parte do sistema da cidade inteligente. Cada produto teria um chip de RFID - o cliente não precisaria passar pelo caixa, já que os produtos que ele comprou seriam identificados na saída do supermercado e automaticamente adicionados a lista de compras realizadas pela pessoa. A IBM chegou a lançar um projeto sobre o assunto, porém até hoje houve pouco avanço prático. aqui é um comercial da empresa sobre o projeto:


 


GPS


o gps (global positioning system), é um sistema de posicionamento global, baseado na captação de sinais de um aparelho em relação à satélites. Atualmente o gps é o principal dispositivo de localização civil, sendo adotado juntamente com um sistema de navegação que permite traçar rotas e itinerários. O sistema mais usado, o americano NAVSTAR, não é o único sistema de posicionamento por satélite em funcionamento; o GLONASS é o concorrente russo do sistema. Outros sistemas do mesmo gênero ainda estão em fase de desenvolvimento.

Além do uso civil, o GPS é utilizado militarmente, com uma maior precisão e menor tempo de resposta.




Serviço VoIP

VoIP é o serviço de telefonia ou transmissão de voz através de protocolos da internet.  A tecnologia tem se mostrado como uma solução bem mais barata e por muitas vezes mais eficiente que o serviço de telefonia tradicional.
o VoIP também pode ser usado juntamente com o serviço de telefonia tradicional, afim de minimizar os custos de uma chamada. Por exemplo, uma chama telefônica internacional que é feita parcialmente através de VoIP pode ter seu custo reduzido para uma chamada local.
Vários serviços da internet utilizam o VoIP atualmente. Entre eles o Skype e o Google Talk e o aplicativo de mensagem instantânea muito usado no Brasil WhatsApp. A tecnologia é considerada uma das responsáveis pela revolução da informação atual.

HDTV

A HDTV é uma tecnologia que permite a visualização de imagem em alta definição. Telas em HD possuem uma qualidade de imagem bastante superior em comparação às antigas telas de tubo, além de cansar menos a vista do usuário. O sinal digital também é melhor em comparação ao sinal de TV analógica, muito suscetível à quedas e ruídos. Apesar de ser relativamente nova, a tecnologia já possui um sucessor, a ultra HDTV.

Resumo

Todas essas tecnologias se apresentam como parte dos novos meios de comunicação em rede. Algumas como o RFID e o VoIP são promessas de avanços significativos na comunicação nos próximos anos, proporcionando soluções rápidas baratas e inteligentes para as cidades do futuro.

Fontes:







quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Redes de Computadores (LAN/WAN/MAN/PAN)

                             REDES DE COMPUTADORES
As redes de computadores são compostas por 4 subclasses, são elas:

  • LAN (Local Area Networks): Conecta computadores que estão em um mesmo local físico, como uma empresa, casa, escola, entre outros, permitindo a troca de informação entre os dispositivos conectados por, geralmente, ethernet, Wi-Fi ou cabo de par trançado.
  • WAN (Wide Area Network) :  Conexão entre computadores através de largas distancias geográficas, comumente usada pelo governo, empresas e universidades.  

  • MAN (Metropolitan Area Networks) : Interconecta computadores em uma região geográfica mais do que a coberta por uma rede LAN mas menos do que a área coberta pela WAN.  

    PAN (Personal Area Networks) : Tipo de conexão que utiliza da tecnologia de rede sem fios para interligar dispositivos(TVs, Smartphones, Computadores, etc).

















Fontes: http://searchnetworking.techtarget.com/definition/metropolitan-area-network-MAN
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_de_%C3%A1rea_pessoalhttp://pplware.sapo.pt/tutoriais/networking/lan-man-wan-pan-san-%E2%80%A6-sabe-a-diferenca/

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Cidades Inteligentes







Em pleno século XXI, o rápido avanço tecnológico, aliado a cada vez mais onipresente Internet, permitiu o surgimento das chamadas “Cidades Inteligentes”. Cidades essas que conseguem integrar bem os seguintes aspectos:Ampliação/Melhoramento da sua estrutura tecnológica,Planejamento/Gerenciamento (por parte do governo) e a Inteligência Humana (por parte dos trabalhadores, empreendedores e iniciativa privada).

Com o desenvolvimento desses fatores é possível trazer diversos benefícios para os centros urbanos como: planejamento urbano e sistema de transportes mais eficientes, maior sustentabilidade com uso consciente de água e de diversas fontes de energia. Podendo ainda fazer melhorias no sistema de saúde e educação, áreas,essas, que precisam ser urgentemente melhoradas em nosso país.



Em cidades como Guayaquil, no Equador, os hospitais estão sendo conectados via Internet para expandir os serviços médicos por meio da Telemedicina, programa que permite aos pacientes receberem tratamentos nos principais hospitais, eliminando longas viagens aos hospitais e diminuindo o tempo de espera. E em Barcelona, Espanha, sensores remotos fornecerão informação contextual, como temperatura, quantidade de CO no ar e os níveis de barulho no ambiente para ajudar a cidade a manter e reparar sua infraestrutura.

E não é só na área do bem-estar social que as cidades inteligentes trazem beneficios.De acordo com pesquisa da Pike Research, tal mercado chegará ao valor de US$ 1 trilhão até 2016. Somente a receita gerada pela venda de soluções deverá subir de US$ 8 bilhões em 2014 para US$ 27,5 bilhões em 2023. “As cidades inteligentes estão formando uma nova economia”, diz Marilia de Souza, gerente de Observatórios do Sesi/Senai/IEL da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Segundo ela, o grande fluxo de dados permitirá mudar a forma como governo e cidadãos se integram à cidade.Além disso,gigantes como IBM, Siemens, Microsoft  e pequenos desenvolvedores vêm criando programas para resolver uma série de problemas das cidades – desde vazamentos de água até a poluição do ar e os engarrafamentos.

Uma das principais características das cidades inteligentes é a sustentabilidade. Entre os exemplos nesse quesito está a ambiciosa Masdar, em Abu Dabi, nos Emirados Árabes. A cidade deve ser a primeira 100% livre de emissões de dióxido de carbono. Com uma área de 6 quilômetros quadrados e uma população prevista de 40 000 habitantes.
Vista área do projeto

E por fim, parafraseando a famosa frase do tio do Homem-Aranha: Com grande desenvolvimento vem grandes responsabilidades.Diversos são os desafios para que as cidades inteligentes sejam uma realidade. Por exemplo, é extremamente necessária a plena integração entre o setor público, privado e da sociedade em geral para que todos possam aproveitar os benefícios que esses locais podem oferecer, garantindo, assim, um crescimento sustentável e equilibrado dos grandes centros urbanos.


 Fontes: 

http://www.telesintese.com.br/o-que-sao-aas-cidades-inteligentes-e-o-que-as-torna-smart-uma-abordagem-tecnologica-de-redes-inteligentes-de-comunicacao/
http://www.urbame.com.br/blog/o-que-e-cidade-inteligente/
http://www.gazetadopovo.com.br/economia/cidades-inteligentes-criam-nova-economia-ecck3bgfcbxovd3zy6zg7c3f2
https://www.youtube.com/watch?v=8Nn5wM2dytE



quarta-feira, 22 de abril de 2015

Internet vs Velocidade

       A internet faz parte da vida de milhões de pessoas em todo o mundo. A sociedade cada vez mais globalizada necessita que essa ferramenta seja aprimorada cada vez mais.
As relações socias, a ciência e até mesmo a economia foram modificadas de forma profunda por essa tecnologia e suas aplicações.
        A rede mundial apresenta diferentes características, como o tipo de conexão, a infraestrutura da rede e a geografia do país onde está instalada, mas a principal característica é a velocidade.
No Brasil, temos uma velocidade de 3,0 Mbps, calculada no primeiro trimestre de 2015, ficando atrás de países como Colômbia, Equador e Peru.Fica a questão: -Qual é o país com a internet mais rápida, então?